Histórico

A  partir da realização do estudo sobre Rádios Educativas, articulado ao projeto de pesquisa “O RÁDIO: UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA RÁDIO EDUCATIVA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS” coordenado pelo Prof. André Duarte, o grupo de pesquisadores do NECT – NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA, coordenado pelos professores Cleder Tadeu e Alecir Carvalho iniciou as pesquisas para a implantação de um projeto piloto que se constituísse futuramente em uma web rádio para a Faculdade de Educação da UEMG.
Diversas pesquisas foram realizadas com a intenção de  se definir quais seriam os equipamentos e softwares necessários para se implementar uma WEB Rádio.    A infraestrutura do Espaço Poiesis foi aproveitada e novos equipamentos foram adquiridos, como  mesa de som, microfones e fones de ouvido, criando possibilidades de implementação da rádio. Após esta etapa, iniciou-se um novo projeto: CONCLUSÃO  DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA WEB RÁDIO  DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UEMG DE BELO HORIZONTE, 
cujo objetivo inicial era contribuir para a compreensão e apropriação da mídia radiofônica pela comunidade acadêmica da FaE. Além de criar um canal de comunicação que tivesse em vista a integração e o diálogo entre alunos, professores e funcionários da FaE, a rádio proporcionaria informação e entretenimento a todos. Através de enquetes realizadas no Facebook, nome, slogan e estilo musical da rádio foram definidos. Os softwares pesquisados possibilitariam a edição (Audacity), o gerenciamento (ZaraRádio) e a transmissão (Windows Media Encoder) da programação da rádio, definida como de caráter educativo e comunitário. A pré-estréia da Rádio Paraíba 29 ocorreu em Setembro de 2011 e a estreia está prevista para Agosto de 2012, assim que for concluída a instalação das caixas de som pela faculdade. Atualmente, a Rádio Paraíba 29, em parceria com a Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca (Contagem/MG), desenvolve um projeto intitulado:  RÁDIO ESCOLA: A IMPLANTAÇÃO DE UMA WEB RÁDIO COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CONTAGEM-MG. Tal projeto almeja a implantação de uma web rádio escola de caráter comunitário como estratégia para o desenvolvimento de práticas educativas.  Essa iniciativa pretende colaborar com a formação de estudantes bolsistas e alunos que integrarão a equipe de implantação da Rádio-Escola de forma que esta mídia possa ser um meio de interação e integração entre estudantes, professores e gestores da escola. Além disso, haverá contribuições: para a implantação de uma infraestrutura necessária para o funcionamento de uma WEB rádio escola; para a formação continuada de professores da educação básica e estudantes envolvidos na implantação da Rádio-Escola. Já foram realizadas reuniões entre as equipes e uma visita técnica à escola e o próximo passo será executar oficinas de capacitação dos professores da Rádio Escola.
Anúncios

Paraíba 29 agradece pelo seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s